sexta-feira, 23 de julho de 2010
FAZENDO HISTÓROAS EM QUADRINHOS
Histórias em Quadrinho
Disciplina – Artes
Titulo: Fazendo Histórias em Quadrinhos
Introdução
Não são somente as palavras que transmitem ideias ou comunicam um pensamento. As imagens também falam. As histórias em quadrinhos utilizam-se de formas visuais e escritas de comunicação. O desenho e o colorido conseguem traduzir, juntamente com as palavras, o que o autor da história em quadrinho quer transmitir.
• Justificativa
O presente trabalho tem como meta transformar o trabalho dos professores de sala de aula em uma maneira lúdica e prazerosa de ensinar seus alunos, levando-os a descobrir novas técnicas de produção e criação, possibilitando processo de desenvolvimento cognitivo, encaminhando a uma prática produtiva no cotidiano, inserindo as TIC com as ferramentas existentes, introduzindo as imagens como forma de comunicação e expressão. Além de despertar nos alunos e alunas para o hábito da leitura crítica e da escrita.
Professor: Sidney Donizetti da Silva,
Público Alvo: Alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da EEB Prof. Djalma Bento de Rio Rufino- SC
Duração: 05 aulas de 45 minutos
OBJETIVOS:
• Trabalhar na sala informatizada para conhecer os recursos disponíveis, levar os alunos conhecer as histórias e como produzi-las.
• Apresentar diversas histórias em quadrinhos;
• Apresentar as características das histórias em quadrinhos: as onomatopéias, os tipos de balões, cenários, expressões faciais,as características dos personagens, realizando atividades de desenho usando os elementos e reconhecendo nos gibis e outros livros.
• Histórias em quadrinhos com colagem: Os alunos coletam os mais diversificados tipos de balões, legendas e onomatopéias de histórias em quadrinhos.
• Ampliar o conceito de leitura;
• Enriquecer o repertório dos alunos, colocando-os em contato com outras linguagens, verbais e não verbais;
• Incentivar os alunos a expressarem-se;
• Estimular a criatividade;
• Desenvolver a capacidade artística dos alunos, expressando-se através de imagens (desenhos);
• Proporcionar aos alunos a ampliação do conceito Comunicação;
• Desenvolver a capacidade de concentração necessária à leitura;
• Pesquisa na internet, vídeos e HQ
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx
http://www.hagaque.cjb.net/
http://www.falamenino.com.br/
http://fotolog.terra.com.br/busca.cgi
(http://www.youtube.com/watch?v=5nr-qKNmQnk), dicas de como realizar as histórias ( http://www.youtube.com/watch?v=zEi-gV0Gwbo) e vídeos de duas histórias do Cine Gibi da Turma da Mônica: http://www.youtube.com/watch?v=7KGB7fcTH1s e http://www.youtube.com/watch?v=7KGB7fcTH1s ,comentando com os alunos sobre os vídeos assistidos.
.
RECURSOS
- Histórias em quadrinhos variadas;
- Computadores;
- Programa Power Point (apresentação sobre histórias em quadrinhos);
- Data show;
Câmara fotográfica gigital;
Editor de histórias em quadrinhos (hagaque) e máquinade quadrinhos.
- internet
- Xerox;
- Papel Ofício.
- lápis, borracha, lápis de cor, canetinha, tesoura e cola.
METODOLOGIA:
• O primeiro passo é a apresentação de diversos tipos de histórias em quadrinhos, o professor de cada área será responsável por mostrar aos alunos os aspectos envolvidos na elaboração de uma história em quadrinhos.
• Será desenvolvida com aulas expositivas e pesquisada na internet, buscando link, produtos e objetos em mídias digitais.
• Motivar os alunos para lerem diferentes tipos de quadrinhos, não só aqueles com textos;
• Conversar sobre o que os quadrinhos trazem, o que eles querem dizer?;
• Criar revistas em quadrinhos através da linguagem gráfica ou escrita.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada durante todo o processo de produção de trabalho com as Histórias em Quadrinhos, observando-se a:
-Atenção dos alunos e alunas para com as apresentações;
-Participação e Interação dos alunos;
-História em Quadrinho feita;
-Produção textual realizada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário