quinta-feira, 8 de julho de 2010

A TV EDUCA OU DESEDUCA?

JUSTIFITIVA: Elaboramos este projeto que traz uma reflexão sobre como nos envolvemos e nos deixamos levar pelas propagandas, anúncios e mensagens por ela transmitida. Passamos do nosso dia -a- dia ouvindo e assistindo, nos iludimos com as facilidades propostas e muitas vezes entramos em negócios mal feitos e dívidas desnecessárias.

Precisamos repensar e orientar nossos alunos quanto aos atos compulsivos com mais ponderação.

Assim para a educação torna-se fundamental discutir o quanto nós professores saibamos muito pouco a respeito das profundas transformações que tem ocorrido nos modos de aprender das gerações mais jovens. Afinal o que é para eles estar informados ou buscar informações? O que seus olhos buscam ver na TV, o que olham e o que dizem do que olham?o que lhe dá prazer nessas mensagens midiáticas. Que modos de representar visualmente, os objetos, os sentimentos, as relações entre as pessoas são cotidianamente aprendidos a partir da linguagem da televisão? De que modos vão aprendendo a desejar este ou aquele objeto, através de imagens e sons da TV.

OBJETIVOS:

Propiciar que os alunos possam ser expectadores críticos, que reflitam sobre a influência da mídia e o processo de massificação que modela nosso comportamento e opiniões. Assistir diversos programas de TV considerando diferentes observáveis;

Pesquisar sobre as propostas dos diferentes programas exibidos na TV; Discutir sobre os temas apresentados nos programas de TV, bem como a forma a informação é divulgada. Analisar quais são mensagens subliminares transmitidas e o porquê delas existirem.

Debater quais influências as crianças e adolescentes podem sofrer e quais as conseqüências disso no comportamento e atitudes deles;

Verificar com os alunos quais são os programas de TV que eles assistem. Se eles conhecem a origem da televisão. Se eles percebem que a televisão tem influência em nosso comportamento.

PUBLICO ALVO:

Este projeto será desenvolvido com alunos de 7ª série da Escola de Educação Básica Professor Djalma Bento com Duração prevista de uma quinzena. Pelos professores Cleusa Pickler Bitencourt e Sidney Donizetti da Silva.

METODOLOGIA

As atividades devem sempre levar em consideração o conhecimento prévio dos alunos;


Para que os alunos entendam o conceito de ideologia será necessário trazer muitos exemplos práticos, o essencial é que percebam que a TV possui mensagens pagas que têm a intenção de levar o expectador a ser um consumidor dos produtos expostos.

Fazer debate sobre quais são os programas preferidos dos alunos.
Fazer uma lista em um cartaz, para ter um panorama geral da classe.
Inquira-os sobre a origem da televisão. E peça para cada aluno anotar sua hipótese.
Proponha que assistam o vídeo- De onde vem a televisão.

De onde vem a televisão?


A TV chega a todos os lugares. No entanto, somos bombardeados por milhares de informações que modelam o comportamento dos telespectadores.
São roupas, produtos, alimentos, expressões que tomam conta das casas dos brasileiros até por influência de outros países, como resultado da globalização.
Consumimos alucinadamente e nem sequer nos perguntamos se realmente precisamos disso para viver.
A televisão traz muitas mensagens que chegam ao nosso cérebro, sem nos darmos conta do que elas significam, do que querem nos dizer, do que nos incitam a fazer. Elas são chamadas de mensagens subliminares.

* Você já parou para pensar no que está por trás dessas famosas frases?
Viva o lado coca cola da vida

Celular pra quem você ama e no Ponto Frio
Se você ama sua mãe dê a ela um fogão Brastemp

Peça para que como tarefa de casa, cada aluno deve anotar pelo menos 2 propagandas que estejam presentes nos programas que assistem.
Nesta fase do processo, você pode sugerir pesquisas aos alunos do tipo:

2. Comparar, através de gráficos ou tabelas, a utilização da televisão com outros veículos comunicação em massa: jornal, rádio, livro, Internet.
3. Em grupo fazer uma lista das profissões mostradas nas telenovelas.
4. Listar os programas voltados para o público adolescentes.
5. Ler nos jornais e revistas fatos e compará-los com as notícias apresentadas pela TV.
6. Listar propagandas antigas ou atuais vinculadas na televisão, assim como seu slogan ou jingle, (seleção de sites com jingles).
7. Propiciar debates sobre a profissão que afro - descendentes e nordestinos têm nas novelas.
8. Quais são os programas favoritos dos adolescentes e das crianças.
9. Análise da música- A televisão- do grupo Titãs

Divida a classe em subgrupos

Cada grupo deverá escolher uma forma de expressar o que aprenderam-
1ª opção- Produzir um documentário sobre a influência da TV no comportamento dos jovens de hoje.
2ª opção- o grupo deverá se reportar à época em que a TV ainda era uma novidade, 1950, ou seja, produzir um programa de TV ao vivo. O tema deverá ser o mesmo- A influência da TV no comportamento dos jovens de hoje.


Para auxiliar os alunos assista no site do portacurtas- a animação Novela
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=914


Para a produção do documentário, o grupo deverá produzir um roteiro e depois um storyboard, ou seja o planejamento quadro a quadro de imagens, textos, sons, etc que irão precisar. Uma sugestão de programa a ser utilizado é o Movie Maker, do pacote Office. É um programa bem fácil de mexer e os alunos têm muita facilidade com ele.

Para a produção do Programa de TV ao vivo, peça para os alunos também criarem o roteiro e storyboard.

Após as apresentações, peça para a classe apontar a diferença entre as linguagens apresentadas, e analisarem o conteúdo da mensagem que o grupo transmitiu.

Como parte da avaliação, o aluno deverá fazer uma dissertação, sobre um destes pontos abordados no texto 2.

Texto 2

Fernando Pessoa nos diz que somos da altura que enxergamos.

• A Televisão amplia nossa percepção de mundo ou nos ilude desfocando a visão da realidade?
• Quando assistimos à televisão precisamos reconhecer o poder das mensagens subliminares, não podemos ser telespectadores que consomem informações, e não pensam sobre elas. O consumo consciente, tanto de informações quanto de bens (eletrodomésticos, celulares, roupas) pode ajudar a construir uma sociedade mais justa e equilibrada?
• Nas suas escolhas cotidianas, seja na forma como consome recursos naturais, produtos e serviços, seja pela escolha das empresas das quais vai comprar não deixe a televisão decidir por você. Como ser um expectador consciente? Isso é possível?

Referencias

http://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o http://www.tudosobretv.com.br/ http://www.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/comunica/tv/apresent/apresent.htm http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=80

Avaliação

Debater com os alunos sobre o que eles sabem sobre os programas exibidos pela TV. Identificar o nível de elaboração dos alunos em relação à comparação dos diferentes programas exibidos na TV e quais mensagens estão vinculadas a eles; Integração e criatividade durante o planejamento e desenvolvimento do documentário ou do Programa de TV ao vivo. Analisar a riqueza do conteúdo do documentário produzido. Identificar o crescimento do aluno em defender suas posições fundamentando argumentos com exemplos e informações. Poder se posicionar se a TV educa ou deseduca.

Um comentário:

  1. Olá Sidney gostei muito do seu projeto, educar o senso crítico dos alunos se faz necessário nos dias atuais. Trabalhar esta temática constroi uma visão mais autêntica da TV na vida do educando.

    Abraço,
    Cecilia

    ResponderExcluir