terça-feira, 30 de agosto de 2011

Arte Meio Ambiente na escola

1-TEMA: ARTE MEIO AMBIENTE NA ESCOLA

2- PROPONENTE: Escola de Educação Básica Professor Djalma Bento.
Professor Sidney Donizetti da Silva
3- PUBLICO ALVO: Alunos de 1º ano do Ensino Fundamental até alunos do 3º ano do Ensino Médio (TODOS).
4- AREA DO CONHECIMENTO: Artes e Meio Ambiente.
5- TEMPO PREVISTO: Primeiro semestre de 2011.



6- INTRODUÇÃO

A arte constantemente abre portas para um caminho onde o impossível não existe. Trabalhar a arte dá possibilidades de improvisar, transformar, ir além da superficialidade, entrelaçar os conhecimentos, em suma, entrar no terreno criativo da condição humana.
Esta manifestação dinâmica confere às artes uma importância que vai além de disciplina no currículo escolar, pois é produto íntimo da formação humana. O sujeito percebe a sensibilidade da humanidade quando tem a arte como algo significativo em sua educação.
Parte integrante da civilização, a arte é presente quando ainda não se fazia uso da linguagem textual. Nas cavernas, nas edificações, nos templos, nas pinturas, nas esculturas, haverá sempre de representar uma linguagem universal, catalogando
É com este propósito, que busco integrar e interagir na construção da arte na Escola de Educação Básica Professor Djalma Bento, tendo no início uma linha cronológica histórica.
Alguns povos primitivos quando simulavam suas caçadas através de desenhos de bisões nos tetos e paredes das cavernas há 15.000 anos atrás. Tais manifestações tinham caráter utilitário e concreto, como encenações das cenas que estavam prestes a acontecer, garantindo assim uma maior probabilidade de vitória.
Quando falamos em arte logo pensamos em belo e em estética. E a idéia de estética, do que realmente é belo, necessita estar constantemente sendo revista, pois padrões e conceitos vivem e revivem como ciclos transformados a cada época.

Considerada muitas vezes como privilégio das elites, a arte não possui o reconhecimento devido dentro do âmbito escolar e na sociedade. Vale ressaltar que existem escolas que adotam planejamentos que valorizam a questão da arte, da estética e da criatividade na formação dos seus alunos, adotando a arte como aliada à educação.
A arte não é e não deve ser vista como domínio de alguns especialistas. Ela interage em todos os momentos da nossa vida como também tem presença marcante em nossa educação.
Licenciada em Educação Artística: Habilitação em Artes Plásticas pela Unesp – Bauru;
Professora de Artes e Web da FCMA – Faculdade e Colégio Mário de Andrade – São Paulo.








7- JUSTIFICATIVA:

A importância e a riqueza da arte vêm exatamente da sua capacidade de reunir todas as dimensões humanas - a emotiva, a racional, a mística, a corporal. O tipo de experiência que a arte é capaz de proporcionar é único, e não pode ser substituído por nenhuma outra área do conhecimento humano. Isso significa que sem a arte nosso entendimento do mundo e também de nós mesmos fica, empobrecido. Conhecer e entender a arte produzida pelo grupo cultural a que pertencemos é fundamental na construção da nossa identidade. Por outro lado, o contato com a arte de outras culturas dá oportunidade de perceber o que temos de singular, e também amplia nossa visão do mundo.
Portanto, a arte é também um meio de comunicação entre as pessoas e os povos. Por isso mesmo o componente Arte-Educação faz parte do eixo Linguagem e Códicos. Cada uma das modalidades da arte - a música, o teatro, a dança, a literatura, e as artes visuais - possui uma linguagem própria. Quer dizer, cada uma destas linguagens proporciona um tipo de experiência única. Mas, dentro de suas especificações, as várias linguagens da arte apresentam uma lógica comum. A arte será sempre inspirada nas emoções e opiniões do artista assim como pelos acontecimentos mundiais e nova tecnologia.
O futuro da arte depende do futuro da vida na terra e da criação do artista.
O professor pode proporcionar à criança, em termos de sua produção artística, uma orientação quanto ao uso e emprego de materiais, bem como fornecer-lhe os instrumentos que se adequem às características de sua faixa etária.
A campanha da fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”, aproveitando este tema escolhi para integrá-lo as aulas de Artes falado muito sobre criar peças e objetos usando material reciclável. Esse papo todo começa no lixo. Isso mesmo, material como o papelão e o jornal que seria descartado e que tem valor para muitas pessoas, entre elas artistas plásticos, designers, estilistas e artesãos. Para que isso aconteça é necessário separar o lixo úmido, do lixo seco, que tem potencial para reciclagem na produção artística, o papel, só para começar.


8- OBJETIVOS:
8.1-OBJETIVO GERAL:
Inserir nas aulas de artes conhecimentos sobre a linguagem artística fazendo uma viagem na linha do tempo. A Arte de artistas desde a pré historia à arte moderna com um olhar contemporâneo.
8.2-OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Realizar pesquisa histórica de como aconteceram os registros artísticos em livros, revistas, internet e vídeos.
• Desenvolver nos alunos desde o 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do Ensino Médio o gosto pela arte e o senso critico da ação da preservação do meio ambiente A vida no Planeta.
• Discutir, pesquisar e refletir sobre cada artista no tempo de cada um trazendo para o dia -a- dia do aluno.
• Estudar sobre os artistas Ligia Clark, Alexandre Calder e Hélio Oiticica no 1º ano do ensino Fundamental.
• Estudar vida e obra de Joan Miró no 2º ano do ensino Fundamental.
• Estudar, refletir sobre a cor na vida e nas obras de Aldemir Martins no 3º ano do ensino fundamental.
• Discutir, analisar, estudar os assuntos referentes a planos, linhas, perspectivas na paisagem, com alunos do 4º ano do ensino Fundamental.
• Estudar sobre a vida e as obras de Martinho de Haro com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
• Estudar, refletir e analisar a vida e as obras de Almeida Junior, sua linguagem e a vida das pessoas com quem conviviam, com alunos da 6ª série do ensino fundamental.
• Estudar sobre o período do renascimento e os artistas Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli entre outros, fazendo uma releitura das obras analisadas, com alunos da 7ª série do ensino Fundamental.
• Estudar, analisar, refletir fazer leitura e releitura das obras de Pablo Picasso um dos artistas Vanguardistas Europeu. Representar o Cubismo e surrealismo em linguagem artística pictórica com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental.
• Rever e estudar os assuntos da história da arte, pré Historia, arte Egípcia e arte grega, seus conceitos e o ideal de cada período, com alunos do 1º ano do Ensino Médio.
• Estudar, pesquisar e analisar período da arte Românica e Gótica representando o período artístico em linguagem plástica, com alunos do 2º ano do Ensino Médio.
• Pesquisar, apresentar e representar a arte barroca no Brasil com alunos do 3º ano do Ensino Médio na pintura, escultura e arquitetura.
• Coletar papelão e jornal para utilizar como suporte na obras feitas pelos alunos.
• Realizar com todos os alunos uma mostra das obras artísticas dos alunos.
• Convidar a população, principalmente à família para participar da mostra.




9- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Serão apresentados os artistas suas obras e biografia de forma expositiva e dialogadas com devolução para a comunidade com uma mostra de arte, onde os alunos explicarão as suas obras e por que foi feito.






10- RECURSO:

Lâminas com as obras de arte dos artistas apresentados.
Tv , DVDs com documentário dos Artistas, data show.
Livros, revistas internet.
Jornal, tinta guache, cola, anilina, álcool, papelão, tesoura, estilete, argila, tinta alto relevo, pinceis, brocou ou purpurina, goma laca, gesso, palitos, resto de EVA.















Nenhum comentário:

Postar um comentário